|
Roberto Rocha Pombo |
Dando continuidade ao nosso contato após os carnavais , vai aqui um curriculum breve . e votos de alegria saúde e paz!.Roberto Rocha Pombo é Paulistano e freqüenta São Bento do Sapucaí há 30 anos , dos quais há 12 anos , veio morar definitivamente.
As artes começaram a ser parte de sua vida desde muito cedo, aos seis anos já pintava, desenhava , e construía cenas inteiras em miniatura utilizando materiais diversos como madeira, metais,vidro e etc.Fez da arte seu ofício e seu viver .. Trabalhou em diversas áreas, na propaganda, na televisão desde criança atuava no programa infantil do qual seu pai era diretor e produtor , depois fazendo efeitos especiais , elementos de cena, dublagens, fez a novela “Meu pé de laranja lima” na Bandeirantes onde construiu, deu voz e manipulou a árvore articulada com cabos que conversava com o protagonista da novela, fez durante sete anos as vitrines das 20 lojas da Any Any langerie alem das 30 lojas canal 27 em shoppings , trabalhou para Urban Race, Carmim, em comunicação visual de shoppings de S. Paulo, Campinas, Recife, Brasília...Roberto tem hoje um espetáculo de Bonecos com 8 bonecos criados construídos e manipulados por ele , é ator, roteirista escritor, poeta e contador de histórias .Pesquisador na área das Terapias alternativas há mais de 29 anos com diversos estudos vivências e iniciações, sendo a Ayurveda a base de suas pesquisas iniciações e trabalhos com alimentação e massagem .Suas miniaturas e bonecos podem ser vistas pela cidade nos restaurantes : Trincheira = Sabor da Serra, na Casa de agropecuária Luiz Leopoldo.
O ateliê do artista está aberto a visitação em finais de semana e feriados na Pousada do Quilombo; ali o artista mantém exposição permanente de suas obras em miniatura atualmente em construção e peças de acervo.
Roberto define a animação de bonecos e a miniatura como expressão principal de sua arte no campo das artes plásticas :“Trabalho com o que mais gosto, os bonecos, as miniaturas produzem uma sensação diferente, especial .por serem veículos que remetem a pessoa à sua criança interior , a pessoa é levada ao lúdico numa atmosfera de magia e encantamento e é só neste lugar, onde se é puro, a consciência pode ser instalada,no íntimo, a maioria são apenas crianças adormecidas ...prontas para serem despertadas e para isso é preciso muito respeito e amor entre todos e principalmente entre as pessoas e o planeta , a nossa mãe Terra ...O Artista visitou 10 cidades em agosto e novembro do ano passado à convite da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado de SP - integrando o projeto Viagem Literária que será repetido este ano.Em 28 de Maio de 2011 Roberto se apresentará no Festival Mantiqueira realizado tambem pela Secretaria de Estado da Cultura de SP . na cidade de S. Francisco Xavier” com o espetáculo - O LIVRO MÁGICO - DENTRO DO PROJETO DIÁLOGOS COM A LITERATURA .
Atualmente o artista ministra palestras e oficinas sobre
1- A importância do lúdico na transmissão de informação e educação ;( Para educadores )
2-AÇÃO CONTRA A DENGUE Com o espetáculo;
XÔ MOSQUITO(para crianças até 10anos)
3-Oficina de Estímulo à formação de Novos contadores de Histórias (para crianças e adolescentes )
No momento o artista está reunindo poemas,textos,crônicas para a edição de um pequeno livro que antes da edição será apresentado em forma de sarau na temporada de inverno na Pousada do Quilombo.